O período de maior crescimento do pênis acontece durante a adolescência, mantendo-se com um tamanho e grossura semelhante após essa idade. O tamanho médio “normal” do pênis normal ereto pode variar entre 10 e 16 cm, mas essa medida tende a oscilar de acordo com o país de onde se é originário, já que existem locais com médias superiores ou inferiores. Além disso, apenas 3% dos homens se encontra fora da média.
Porém, quando o pênis tem um tamanho muito inferior à média, pode ser conhecido como um micropênis, mas isso geralmente só acontece nos casos em que o órgão tem menos de 5 cm, por exemplo. Saiba mais sobre o micropênis e o que pode ser feito.
1. Qual o tamanho médio “normal”?
O tamanho do pênis pode variar bastante de um homem para o outro, estando relacionado com vários fatores como a produção de hormônios. No entanto, segundos estudos realizados em vários países, o tamanho médio “normal” para um pênis flácido parece rondar os 9 cm, enquanto que ereto esse valor é de 13 cm. Já em relação à circunferência, o valor geralmente varia entre os 9 cm e os 12 cm.
2. Até que idade cresce o pênis?
Uma vez que o crescimento acontece principalmente durante a adolescência, a maioria dos meninos apresenta crescimento do pênis até por volta dos 20 anos de idade, sendo que após essa idade é comum que o tamanho fique semelhante para o resto da vida.
Embora o crescimento do pênis aconteça neste período, o ritmo pode variar de um menino para o outro, podendo ser mais rápido em alguns casos do que em outros, no entanto por volta dos 19 anos, o pênis já deve ter se desenvolvido quase completamente.
3. É possível aumentar o tamanho do pênis?
Existem várias técnicas que prometem aumentar o tamanho do pênis, mas a maior parte delas apenas consegue causar uma pequena alteração, não tendo o resultado esperado pela maioria do homens. Veja quais as técnicas mais usadas para aumentar o tamanho do pênis.
4. Como medir o tamanho do pênis?
O tamanho deve ser medido com o pênis ereto e para fazer a medição deve-se medir a distância entre a região supra-púbica, que é o osso logo acima da base do pênis, e a ponta do pênis.
Quando existe acúmulo de gordura na região suprapúbica, é possível que o corpo do pênis acabe ficando coberto e, por isso, a medição pode não ser correta. Nesses casos, é recomendado fazer a medição deitado.
5. O tamanho é importante?
Em vários estudos feitos sobre o tamanho do pênis, foi concluído que o homem é a pessoa mais preocupada com o tamanho de seu próprio pênis, existindo pouca preocupação por parte da parceira ou parceiro.
Além disso, na maioria dos casos, o tamanho do pênis não impede o homem de ter relações sexuais ou gerar uma gravidez de sucesso.
6. Fumar pode diminuir o tamanho do pênis?
O cigarro não interfere com a produção hormonal e, por isso, não afeta o crescimento do pênis. Porém, como fumar afeta vários órgãos do corpo de maneira negativa, ao longo do anos também pode interferir com as funções do pênis, mais especificamente com a ereção. Isso surge porque o uso prolongado do cigarro pode causar um bloqueio de alguns vasos sanguíneos, o que diminui o fluxo de sangue para o pênis. Quando isso acontece, o homem vai tendo cada vez menos sangue para produzir e manter uma ereção, podendo até resultar em impotência, por exemplo.
Entenda melhor o que é a impotência e quais as principais causas.
7. O pênis pode crescer torto?
O mais comum é que o pênis cresça com uma ligeira inclinação para um lado ou outro, sendo que isso acontece principalmente porque a uretra nem sempre acompanha o desenvolvimento do resto do órgão, causando uma ligeira curva.
No entanto, desde que a curvatura não cause dor, nem impeça a penetração durante o contato íntimo, não deve ser motivo de preocupação. Veja quando a curvatura do pênis não é normal e o que fazer.
8. Quem devo consultar devido ao tamanho do pênis?
Caso se esteja preocupado com o tamanho do pênis ou caso se tenha alguma dúvida sobre o desenvolvimento do órgão sexual masculino, assim como os testículos, o melhor sempre é consultar um urologista antes de experimentar alguma técnica caseira para tentar alterar o tamanho. O médico é a pessoa mais qualificada para avaliar a situação e indicar as melhores formas de tratamento.
9. A masturbação faz o pênis crescer?
A masturbação não interfere no tamanho do pênis, isso porque o tamanho é determinado pela genética e, por isso, não sofre influência dessa prática. Apesar disso, existem algumas opções para aumentar o pênis que devem ser avaliadas com um urologista.
Importante tambem ressaltar que o tamanho do penis nao tem nenhuma relacao com o tamanho de outros orgaos ou de outras partes de nosso corpo, como nariz, mao, pernas ou orelhas. Nao entre nesta paranoia!!! A competicao de quem tem o tamanho maior de penis e muito comum e nao leva a lugar algum E lembre-se: mais vale um pequeno brincalhao do que um grande bobalhao!!!